Encontros de Reflexão para Professores e Educadores

Formação e Psico-educação

A formação académica dos professores dos Ensinos Básico e Secundário contempla, como é óbvio, todo o manancial de conhecimentos teórico-práticos e capacitação pedagógica para a leccionação das matérias/disciplinas que lhes são atribuídas.

O que é, contudo, bastante frequente é obter comentários destes profissionais (pessoas centrais no crescimento daqueles que vão ser a sociedade do futuro, pois deles depende o que serão os homens de amanhã) que referem que lhes são feitas algumas exigências/solicitações para as quais não têm a desejada preparação. Isto ocorre em domínios que visam, entre outros, fomentar a promoção da saúde e o desenvolvimento pessoal dos alunos.

A qualidade de vida é feita, no mínimo, de um binómio (satisfação-sucesso) que se pretende que os estudantes atinjam para serem felizes nas escolas que frequentam.

Nesta perspectiva criámos acções de formação/sensibilização para professores e educadores, de modo a contribuir para que, no que destes depender, a escola seja um meio no qual a criança/adolescente/jovem possa sentir-se motivada, crescer enquanto pessoa e não, apenas, desempenhar-se enquanto aluno/a (bom ou mau, tendencialmente excluído ou aceite).

Embora as acções inicialmente preconizadas sejam dois módulos de quatro horas para cada uma das temáticas que consideramos mais importantes, prevemos que, após estas, se possa ampliar a carga horária, se houver solicitações dos participantes. (e em função do interesse/ pertinência de cada temática no momento).

Acções preconizadas (carga horária de cada – 8 horas):

  • Educação Sexual;
  • Prevenção da Toxicodependência/Alcoolismo;
  • Ocupação Auto-realizadora e Estruturada de Tempos de Lazer/Construção de um Projecto de Vida;
  • Motivação para o Desporto; Alimentação Saudável e Inovadora/ Prevenção da Obesidade;
  • Desenvolvimento/Diversificação de Interesses e Práticas Culturais Individuais, de Grupos de Pares e em Família.

Fora da caixa

Revista Hospitalidades – Artigo

Mais-esperanca-na-sua-vida

Uma dor com nome

Há temas que nos são particularmente difíceis de falar, pelo teor sensível do assunto e porque têm uma carga emocional …

Estrelas-do-mar e um escritor

Revista Hospitalidades – Artigo