Pais e Filhos – Ensinar a estudar

Encontros de Reflexão para Famílias e Profissionais

Idealmente os pais e os professores devem constituir uma complementaridade integrada no que diz respeito ao seu papel junto das crianças, adolescentes e jovens. Se as primeiras bases educacionais são transmitidas pelos pais, os professores têm um papel fundamental não apenas na transmissão de conhecimentos teóricos e de novos saberes, mas também na confirmação e consolidação de princípios e valores.

O percurso escolar dos filhos, por outro lado, não pode ser uma tortura para os pais (mais frequentemente as mães), que subtraem horas ao seu dia para estudarem com os filhos e/ou recordarem/aprenderem o que eles têm de saber para lhes ensinarem (pois não sabem estudar e dizem que só aprendem depois de a mãe ensinar, criando nela uma espécie de “complexo de obrigatoriedade”).

O que os pais devem e não fazer, o que devem e não saber, quais as fronteiras/níveis de comunicação que devem estabelecer com os professores/directores de turma, etc. são conteúdos que, neste programa, se podem encontrar de uma forma sistematizada e consistente. De facto, como diz o conhecido provérbio que tão bem aqui se aplica, nestas circunstâncias, os pais têm de estar preparados para “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”. Assim, o seu papel só será desempenhado quando for verdadeiramente necessário e o stress familiar que resulta de uma obrigatoriedade/culpabilidade excessiva e desajustada (“ se não estudar com ele/a que nota é que ele/a vai ter?”) não existirá, beneficiando a família em disponibilidade e sanidade de funcionamento, tendo filhos autónomos, seguros e com uma boa auto-estima.

  1. Duração: Oito horas (em dois módulos de 4 horas cada, distribuídos por duas tardes, duas manhãs ou um dia inteiro).
  2. Os objectivos, conteúdos programáticos e metodologias são adaptados ao contexto formativo e adequadamente desenvolvidos em função deste e, consequentemente, quando for caso disso, do grupo de formação.
  3. Contactos (para pedidos de informação suplementar):
    e-mail: geral@conforsaumen.com.pt
    Mensagem: Formulário de contacto

Forma de pagamento:
Este será realizado no acto de inscrição, inclui fornecimento de material didáctico e coffee break.

NOTA 1: A participação de dois elementos da mesma família nuclear/ casal terá um desconto de 10% na inscrição de cada um deles.

NOTA 2: Os grupos institucionais auferirão igualmente de desconto em função do número de participantes.

Outros encontros de reflexão

Fora da caixa

Revista Hospitalidades – Artigo

Mais-esperanca-na-sua-vida

Uma dor com nome

Há temas que nos são particularmente difíceis de falar, pelo teor sensível do assunto e porque têm uma carga emocional …

Estrelas-do-mar e um escritor

Revista Hospitalidades – Artigo