Orientação Escolar e Profissional

Avaliação Psicológia

A Avaliação Psicológica, especificidade da intervenção do psicólogo, é um processo que, habitualmente, consta de uma entrevista clínica e da aplicação de uma bateria de testes, criteriosamente escolhida, com vista à clarificação de sinais que contribuam de forma relevante para o esclarecimento de um eventual diagnóstico da pessoa avaliada. A partir deste trabalho, frequentemente solicitado por outros profissionais de que são exemplo os médicos psiquiatras, pode chegar-se a um plano de intervenção articulado, sempre que se justifique. Por outro lado, em função das necessidades e dos objectivos da avaliação, são sempre identificadas características relevantes dos indivíduos, nomeadamente a nível cognitivo e de personalidade, que podem favorecer um melhor auto-conhecimento e ajudar a orientar o tipo de apoio psicológico/ intervenção psicoterapêutica que venha a ser realizado/a, se para tal houver indicação e se for essa a vontade da pessoa. O princípio é sempre o de que “a ajuda não é para quem precisa, mas para quem (precisa e) quer”.

Ainda no âmbito da avaliação psicológica são também realizadas perícias para fins judiciais específicos, desde que sejam legal e formalmente solicitadas; relatórios para juntas médicas, etc.

A escolha adequada das carreiras/profissões é algo que é determinante no percurso académico e de vida de qualquer jovem estudante.

As aspirações e expectativas de futuro têm de ser compatíveis com interesses, motivações e competências de quem necessita ser para ter e ter para ser, de uma forma consistente que não dependa apenas do bem-estar individual, mas da perspectiva de que, se cada um se realizar no que faz, presta também um bom serviço à sociedade em geral e a cada ser com o qual se relaciona em particular.

A complementaridade que dá espaço a que todos existam e sejam igualmente necessários, é ainda fundamental para a construção de uma sociedade rica e completa.

10037928436_12bf6c8403_z

Imagem Fons Heijnsbroek / CC

Para tal é necessário que as escolhas sejam livres, coerentes e desprovidas de preconceitos, através da valorização de todas as profissões.

Este serviço pretende dar uma ajuda aos jovens neste sentido, já que lhes são exigidas escolhas, por vezes determinantes, numa etapa das suas vidas/idades, em que ainda não atingiram a maturidade/conhecimento necessários para que se sintam seguros e firmes nas suas decisões.

Pretendemos fomentar que as melhores opções sejam feitas e acompanhar os jovens na edificação dos seus patrimónios profissionais que tão cedo têm de ser preconizados por eles.

Fora da caixa

Revista Hospitalidades – Artigo

Mais-esperanca-na-sua-vida

Uma dor com nome

Há temas que nos são particularmente difíceis de falar, pelo teor sensível do assunto e porque têm uma carga emocional …

Estrelas-do-mar e um escritor

Revista Hospitalidades – Artigo