O primeiro filho, enquanto desejo natural e espontâneo de qualquer casal, ocorre num momento de vida em que, na sua maioria, os futuros pais não possuem mais do que um conjunto de conhecimentos teóricos (colhidos em manuais de autores reconhecidos) acerca de como é receber e cuidar de uma criança recém-nascida. No entanto, a própria relação conjugal, que passará a ser também parental, deve ser possuidora de recursos, de modo que as mudanças que nela venham a ocorrer sejam geridas saudavelmente. O casal não deixa de existir enquanto tal, quando nasce um filho, mas deve estar preparado para enfrentar o que a cada um dos seus elementos (agora enquanto pai e enquanto mãe) é exigido de diferente, para que ambos possam responder de um modo construtivo e satisfatório, não esperando do outro o que, por algum tempo, este não pode dar (sendo justo nos seus sentimentos e na forma de os exprimir).
O que é esperado destes novos pais; o quê e como pode ser bom para eles e para o seu filho; que estratégias/atitudes podem transformar um momento, por vezes indutor de ansiedade, num tempo inesquecível de partilha de vida e de amor incondicional é, entre outros conteúdos, o que será abordado neste dia de formação.
Não serão esquecidas, caso haja no grupo pessoas interessadas, situações em que o casal teve de recorrer a processos/ajudas médicas para viabilizar uma gravidez, podendo, nestas circunstâncias, o primeiro filho ter nascido numa idade dos pais um pouco mais tardia.
- Duração: Oito horas (em dois módulos de 4 horas cada, distribuídos por duas tardes, duas manhãs ou um dia inteiro).
- Os objectivos, conteúdos programáticos e metodologias são adaptados ao contexto formativo e adequadamente desenvolvidos em função deste e, consequentemente, quando for caso disso, do grupo de formação.
- Contactos (para pedidos de informação suplementar):
e-mail: geral@conforsaumen.com.pt
Mensagem: Formulário de contacto
Forma de pagamento:
Este será realizado no acto de inscrição, inclui fornecimento de material didáctico e coffee break.
NOTA 1: A participação de dois elementos da mesma família nuclear/ casal terá um desconto de 10% na inscrição de cada um deles.
NOTA 2: Os grupos institucionais auferirão igualmente de desconto em função do número de participantes.
Outros encontros de reflexão
Relação pais-bebé: o início de tudo
Atualmente, a importância dos padrões de interação familiar sobre o desenvolvimento das crianças é consensual. A importância do primeiro ano de vida na construção das relações pais-filhos? Inegável. O nascimento de um …
Desenvolvimento até aos 2 anos: como crescer em família?
Para os pais atuais, os desafios são mais do que muitos! Entre as exigências dos horários, do tempo, dos avós que estão longe ou que estão perto mas a trabalhar, as expetativas criadas, a informação em massa, impera a necessidade …
Os Pais e a Educação dos seus Filhos
Já muito se escreve e se divulga sobre estratégias adequadas para educar crianças e adolescentes. Muito se vem dizendo sobre aquilo que os pais devem ou não fazer quando se vêem confrontados com alguns comportamentos que se vão tornando …