Tão ou mais importantes que as aptidões são as motivações e o interesse do aluno para aprender a estudar. Aprendemos mais e melhor quando estamos interessados num determinado tema.
Para a aprendizagem acontecer é imprescindível ter uma orientação motivacional, já que a maior parte das estratégias necessárias para o sucesso escolar, como é o caso da atenção e concentração ou do cumprimento de um horário de estudo, têm por base estes aspetos afetivos. Quem está realmente interessado em aprender não descansa enquanto não satisfaz a sua curiosidade e os seus objetivos.
Além dos aspetos mais intrínsecos da aprendizagem podemos influenciar alguns outros aspetos, como é o caso do local onde estudamos ou das recompensas que podemos receber ao termos bons resultados. Normalmente, começamos por estes aspetos externos até conquistarmos a verdadeira motivação.
Conteúdos:
- Tomar consciência da importância da motivação no estudo;
- Identificar os fatores responsáveis pela motivação para o estudo;
- Reconhecer fatores internos que interferem no rendimento escolar;
- Reconhecer a importância da auto-estima;
- Promover estratégias para ter sucesso na escola;
- Identificar o estilo educativo de cada um;
- Aprender a ser assertivo;
- Tomar consciência da necessidade de ter um local de estudo organizado;
- Saber planear e elaborar horários de estudo.
- Duração: Oito horas (em dois módulos de 4 horas cada, distribuídos por duas tardes, duas manhãs ou um dia inteiro).
- Os objectivos, conteúdos programáticos e metodologias são adaptados ao contexto formativo e adequadamente desenvolvidos em função deste e, consequentemente, quando for caso disso, do grupo de formação.
- Contactos (para pedidos de informação suplementar):
e-mail: geral@conforsaumen.com.pt
Mensagem: Formulário de contacto
Forma de pagamento:
Este será realizado no acto de inscrição, inclui fornecimento de material didáctico e coffee break.
NOTA 1: A participação de dois elementos da mesma família nuclear/ casal terá um desconto de 10% na inscrição de cada um deles.
NOTA 2: Os grupos institucionais auferirão igualmente de desconto em função do número de participantes.
Outros encontros de reflexão
Os Pais e a Educação dos seus Filhos
Já muito se escreve e se divulga sobre estratégias adequadas para educar crianças e adolescentes. Muito se vem dizendo sobre aquilo que os pais devem ou não fazer quando se vêem confrontados com alguns comportamentos que se vão tornando …
Pais e Filhos - Ensinar a estudar
Idealmente os pais e os professores devem constituir uma complementaridade integrada no que diz respeito ao seu papel junto das crianças, adolescentes e jovens. Se as primeiras bases educacionais são transmitidas pelos pais, os professores …
Pais e o filhos adolescentes
Não raramente ouvimos comentar que os filhos adolescentes estão na “idade da prateleira”, na “idade do armário” ou outro sem número de expressões para dizer que, nesta etapa da vida, os seus comportamentos são desajustados, …