O divórcio, quando ocorre e se revela inevitável, é naturalmente, um momento indesejável e muito difícil pelo qual os intervenientes, os seus filhos e, tantas vezes, os seus pais (em função, nomeadamente, de como estavam definidas as fronteiras entre cada um dos elementos do casal e as respectivas famílias de origem), têm de passar.
É, contudo, fundamental perceber os contornos (práticos e emocionais) desta etapa; desdramatizá-la, quanto possível; adquirir os “skills” necessários para a ultrapassar sem sequelas ou com o menor número possível destas (para os próprios e os que os rodeiam); enfim, saber como “proteger-se sem atacar”, aproveitando de cada um o que de melhor ele/a tiver para oferecer. Os filhos e como lidar com eles, antes e depois do divórcio, têm também um lugar privilegiado neste programa.
Deve ficar claro que este não é um momento desejável e que as aprendizagens a fazer sobre ele, se não forem por profissionais, só devem ocorrer em última instância, que é como quem diz, quando já tudo se tentou e nada mais há a fazer.
- Duração: Oito horas (em dois módulos de 4 horas cada, distribuídos por duas tardes, duas manhãs ou um dia inteiro).
- Os objectivos, conteúdos programáticos e metodologias são adaptados ao contexto formativo e adequadamente desenvolvidos em função deste e, consequentemente, quando for caso disso, do grupo de formação.
- Contactos (para pedidos de informação suplementar):
e-mail: geral@conforsaumen.com.pt
Mensagem: Formulário de contacto
Forma de pagamento:
Este será realizado no acto de inscrição, inclui fornecimento de material didáctico e coffee break.
NOTA 1: A participação de dois elementos da mesma família nuclear/ casal terá um desconto de 10% na inscrição de cada um deles.
NOTA 2: Os grupos institucionais auferirão igualmente de desconto em função do número de participantes.
Outros encontros de reflexão
O Divórcio e as crianças
O divorcio ou a separação dos pais acarreta uma importante componente familiar que deve ser atendida. Psicologicamente as pessoas que atravessam este processo encontram-se numa profunda crise de identidade, de perda de auto-estima, …
A Família a gestão do stress familiar
Idealmente a família deve ser um espaço de partilha de amor, confiança, tranquilidade, genuinidade, crescimento pessoal, solidariedade, construção/edificação de valores e princípios. O que se constata é que, na actualidade, os conceitos, …
Pais e o filhos adolescentes
Não raramente ouvimos comentar que os filhos adolescentes estão na “idade da prateleira”, na “idade do armário” ou outro sem número de expressões para dizer que, nesta etapa da vida, os seus comportamentos são desajustados, …