Os nossos desejos são, por vezes, contraditórios. Por um lado, todos queremos envelhecer, como sinal de termos tido uma longa vida. Por outro, sabemos que o envelhecimento traz, consigo e com frequência, sinais de que não gostamos – lentidão, intolerância, perda de capacidades, dificuldades acrescidas. Apesar de tudo isto, deve reconhecer-se que há cada vez mais condições para se envelhecer melhor e está ao nosso alcance estimular o conhecimento, a iniciativa, a actualização permanentes (fazer a prevenção de algumas sequelas do envelhecimento).
Simultaneamente sabe-se que se envelhece e se morre tanto melhor quanto melhor se vive. Assim, provavelmente, do nosso viver bem depende, com certeza, o melhor modo de apoiarmos aqueles de quem gostamos, sem nos sentirmos culpados nem vítimas, sem os culpabilizarmos ou condenarmos a uma existência insuportável e “pesada”, que é como quem diz, que dá trabalho e cria obstáculos à dignificação da sua e da nossa própria vida.
Por outro lado, antes do nosso envelhecimento, temos de nos confrontar e de aprender a lidar com o envelhecimento dos nossos pais que se acompanha, frequentemente, do abalar das nossas convicções e das nossas “seguras certezas”.
- Duração: Oito horas (em dois módulos de 4 horas cada, distribuídos por duas tardes, duas manhãs ou um dia inteiro).
- Os objectivos, conteúdos programáticos e metodologias são adaptados ao contexto formativo e adequadamente desenvolvidos em função deste e, consequentemente, quando for caso disso, do grupo de formação.
- Contactos (para pedidos de informação suplementar):
e-mail: geral@conforsaumen.com.pt
Mensagem: Formulário de contacto
Forma de pagamento:
Este será realizado no acto de inscrição, inclui fornecimento de material didáctico e coffee break.
NOTA 1: A participação de dois elementos da mesma família nuclear/ casal terá um desconto de 10% na inscrição de cada um deles.
NOTA 2: Os grupos institucionais auferirão igualmente de desconto em função do número de participantes.
Outros encontros de reflexão
A Família a gestão do stress familiar
Idealmente a família deve ser um espaço de partilha de amor, confiança, tranquilidade, genuinidade, crescimento pessoal, solidariedade, construção/edificação de valores e princípios. O que se constata é que, na actualidade, os conceitos, …
A Família a gestão do stress familiar
Idealmente a família deve ser um espaço de partilha de amor, confiança, tranquilidade, genuinidade, crescimento pessoal, solidariedade, construção/edificação de valores e princípios. O que se constata é que, na actualidade, os conceitos, …
Comunicação familiar e no casal
“A conversar é que a gente se entende!” Uma velha frase que se ouve repetidamente, ao longo da vida, que relembra a importância da comunicação. O que esta expressão antiga não ensina é “como conversar”. Atualmente, …