Relação pais-bebé: o início de tudo

Encontros de Reflexão para Famílias e Profissionais

Atualmente, a importância dos padrões de interação familiar sobre o desenvolvimento das crianças é consensual. A importância do primeiro ano de vida na construção das relações pais-filhos? Inegável.

O nascimento de um filho é tanto um acontecimento comum, como um momento único. Como conciliar o crescimento dos pais com a adaptação do bebé?

A interação mãe-bebé e pai-bebé, nos primeiros meses de vida, é o primeiro espelho da relação em construção. Na literatura, a sensibilidade da mãe na interação com o seu bebé é indicador precoce da vinculação em processo, o que faz surgir a pergunta: Como apoiar os pais na construção de relações positivas com os seus filhos, desde o início?

Esta sessão pretende apoiar os pais nas suas dúvidas e inquietações, distinguir mitos de realidades, acompanhando o processo de transformação do imaginário para o real das relações e do quotidiano.

Abordando preocupações como a amamentação, as cólicas, o sono e o choro, os horários/rotinas, o desenvolvimento do bebé, o temperamento do bebé, e a sua segurança, pretende encontrar-se a especificidade de cada família, com a sua linguagem própria e a sua forma de se construir.

Conteúdos:

I Parte

  • Relação dos pais com os pais;
  • Relação dos pais com o bebé: do imaginário ao real;
  • Preocupações dos pais: mitos e realidade.

 II Parte

  • Conhecer: Características do bebé. Sistemas motor, autonómico e interação;
  • Compreender: O bebé e a sua linguagem;
  • Amar: construção de uma vinculação.

  1. Duração: Quatro horas (uma manhã ou uma tarde).
  2. Os objectivos, conteúdos programáticos e metodologias são adaptados ao contexto formativo e adequadamente desenvolvidos em função deste e, consequentemente, quando for caso disso, do grupo de formação.
  3. Contactos (para pedidos de informação suplementar):
    e-mail: geral@conforsaumen.com.pt
    Mensagem: Formulário de contacto

Forma de pagamento:
Este será realizado no acto de inscrição, inclui fornecimento de material didáctico.

Outros encontros de reflexão

Fora da caixa

Revista Hospitalidades – Artigo

Mais-esperanca-na-sua-vida

Uma dor com nome

Há temas que nos são particularmente difíceis de falar, pelo teor sensível do assunto e porque têm uma carga emocional …

Estrelas-do-mar e um escritor

Revista Hospitalidades – Artigo