O casal e o Nascimento do Primeiro Filho

Encontros de Reflexão para Famílias e Profissionais

O primeiro filho, enquanto desejo natural e espontâneo de qualquer casal, ocorre num momento de vida em que, na sua maioria, os futuros pais não possuem mais do que um conjunto de conhecimentos teóricos (colhidos em manuais de autores reconhecidos) acerca de como é receber e cuidar de uma criança recém-nascida. No entanto, a própria relação conjugal, que passará a ser também parental, deve ser possuidora de recursos, de modo que as mudanças que nela venham a ocorrer sejam geridas saudavelmente. O casal não deixa de existir enquanto tal, quando nasce um filho, mas deve estar preparado para enfrentar o que a cada um dos seus elementos (agora enquanto pai e enquanto mãe) é exigido de diferente, para que ambos possam responder de um modo construtivo e satisfatório, não esperando do outro o que, por algum tempo, este não pode dar (sendo justo nos seus sentimentos e na forma de os exprimir).

O que é esperado destes novos pais; o quê e como pode ser bom para eles e para o seu filho; que estratégias/atitudes podem transformar um momento, por vezes indutor de ansiedade, num tempo inesquecível de partilha de vida e de amor incondicional é, entre outros conteúdos, o que será abordado neste dia de formação.

Não serão esquecidas, caso haja no grupo pessoas interessadas, situações em que o casal teve de recorrer a processos/ajudas médicas para viabilizar uma gravidez, podendo, nestas circunstâncias, o primeiro filho ter nascido numa idade dos pais um pouco mais tardia.

  1. Duração: Oito horas (em dois módulos de 4 horas cada, distribuídos por duas tardes, duas manhãs ou um dia inteiro).
  2. Os objectivos, conteúdos programáticos e metodologias são adaptados ao contexto formativo e adequadamente desenvolvidos em função deste e, consequentemente, quando for caso disso, do grupo de formação.
  3. Contactos (para pedidos de informação suplementar):
    e-mail: geral@conforsaumen.com.pt
    Mensagem: Formulário de contacto

Forma de pagamento:
Este será realizado no acto de inscrição, inclui fornecimento de material didáctico e coffee break.

NOTA 1: A participação de dois elementos da mesma família nuclear/ casal terá um desconto de 10% na inscrição de cada um deles.

NOTA 2: Os grupos institucionais auferirão igualmente de desconto em função do número de participantes.

Outros encontros de reflexão

Fora da caixa

Revista Hospitalidades – Artigo

Mais-esperanca-na-sua-vida

Uma dor com nome

Há temas que nos são particularmente difíceis de falar, pelo teor sensível do assunto e porque têm uma carga emocional …

Estrelas-do-mar e um escritor

Revista Hospitalidades – Artigo